Close

Os olhos biônicos estão chegando, e nós seremos super humanos

Com a estimativa de 285 milhões de pessoas com deficiência visual ao redor do mundo, muitos tratamentos e inovações tecnológicas tem sido desenvolvidas ao longo do tempo, e o remédio para todos os males da recuperação da visão para os cegos é coisa de ficção científica: o olho biônico.

olhos-bionicos-representacao

O olho biônico, ou sistema de prótese retinal, funciona preenchendo a lacuna entre a luz que entra nos olhos e o nervo ótico – que é o que envia imagens para o cérebro para que possamos discernir o que vemos.

Até agora, o único dispositivo aprovado pelo FDA Americano (Food and Drug Administration) – órgão responsável também pelo controle de equipamentos médicos  – é o Argus II, da empresa Second Sight (Segunda Visão). Ele funciona utilizando uma câmera integrada a um par de óculos, e um implante na superfície do olho que vai até o nervo ótico, mas atualmente, usuários do Argus II são capazes de perceber apenas sombras e contornos de figuras.

Essa tecnologia de olhos biônicos não recuperam a visão perfeitamente e está longe do ideal, mas existem continuadas pesquisas que podem nos levar em breve a esse ponto.

O futuro ciborgue

Quando finalmente inventarmos a tecnologia que recupera a perfeita visão, o que virá a seguir? Além de curar a cegueira, olhos biônicos podem potencialmente nos transformar em super humanos.

A luz viaja em diferentes comprimentos de onda e os humanos enxergam apenas o espéctro visível de luz colorida. Se um olho biônico puder nos fazer enxergar todo o espectro eletromagnético seremeos capazes de “ver” o calor, identificar tipos de gases em um golpe de vista, e até mesmo ver através das paredes.

Poderemos ser capazes de ampliar nosso campo de visão, gravar o que vemos, e automaticamente sincronizar com a rede com o Wi-Fi dos próprios olhos. É uma especulação, mas ninguém pode negar que tecnologias inovativas tem tranformado a ficção científica em realidade.

Visões do futuro

A biônica abre um leque de aplicações em uma série de campos, como por exemplo, o estudo de micróbios poderá ser feito sem a utilização de equipamentos, os soldados poderão detectar minas explosivas nos campos, a segurança manual dos aeroportos poderá fortalecer a vigilância, entre outros. As possibilidades são ilimitadas.

Poderemos necessitar de algumas décadas até que os olhos biônicos recuperem perfeitamente a acuidade visual, mas até lá, os cientistas estarão com os olhos atentos para cada evolução nessa área.

Fonte: http://futurism.com/bionic-eyes-are-coming-and-theyd-make-us-superhuman/