Os 5 filmes de melhor bilheteria da história do cinema

Não é de hoje que temos grandes produções no cinema, e muito antes da computação gráfica e das grandes franquias, filmes de sucesso como Branca de Neve e os Sete Anões (1937) e Os 10 Mandamentos (1956), já levavam multidões às salas de cinema. No entanto, a arrecadação dos filmes mais antigos tende a ser menor do que a de produções mais atuais, porque o valor dos ingressos para o cinema aumentam com a inflação no decorrer dos anos. Em valores absolutos, não corrigidos, os filmes a seguir teriam as maiores bilheterias da história, com arrecadações entre 1 e 3 Bilhões de dólares cada um: Avatar (2009), Titanic (1997), Star Wars: Episódio VII (2015), Jurassic World (2015), Os Vingadores (2012)

Mas isso não faz jus ao impacto que produções mais antigas tiveram em suas épocas, então mostraremos aqui os 5 filmes de melhor bilheteria da história, com as correções de valores pela inflação, como aponta a maioria das listas e até o próprio Guinness ao mencionar o impressionante primeiro lugar, que continua até hoje no topo da lista.

1 …E o Vento Levou (1939)

gone-with-the-wind-movie-poster

 

Vencedor de 10 Oscars, incluindo o de Melhor Filme, Gone with the Wind (título original) conta a história de Scarlett O’Hara (Vivian Leigh), a filha de um proprietário de terras do século XIX na Georgia, e seu romance com Ashley Wilkes (Leslie Howard) e Rhett Butler (Clark Gable), em meio a trágica história do Sul dos Estados Unidos durante a Guerra Civil. O elenco conta ainda com Hattie McDaniel, que recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel no filme e foi a primeira mulher afro-americana a receber um Oscar.

2 Avatar (2009)

avatar-movie

 

Em 2154, uma corporação mineradora cria o programa Avatar, com o objetivo de explorar minério em Pandora, uma lua que orbita um planeta fictício na constelação de Alpha Centauri. Pandora tem atmosfera nociva aos humanos e é povoada pelos nativos Na’vi, seres que vivem em harmonia com a natureza e são utilizados pelo programa como avatares para cientistas e militares humanos. Filmado em 3D, foi a produção mais cara da história do cinema e venceu 3 Oscars.

3 Star Wars (1977)

star-wars-movie

Vencedor de 7 Oscars, Star Wars marcou o início das franquias no cinema, se tornando uma saga composta por 9 filmes, sendo que dois nem foram lançados ainda, quase 40 anos depois. O criador e diretor George Lucas conta a história do Império Intergaláctico e a luta contra sua tirania, representada pela Aliança Rebelde com Lucas Skywalker (Mark Hamill), Princesa Lea (Carrie Fisher) e Han Solo (Harrison Ford). A saga de ficção científica, que continua sendo cultuada por milhões de fãs, é tema ainda de jogos, animações, livros, brinquedos e produtos diversos.

4 Titanic (1997)

titanic-movie

Leonardo DiCaprio e Kate Winslet são os protagonistas e a dupla romântica desta história de ficção baseada no naufrágio real do navio RMS Titanic, que afundou em 1912 com mais de 1500 pessoas à bordo. A produção contou com uma réplica do navio original e foi a mais cara do cinema em sua época, vencendo 11 Oscars, incluindo o de Melhor Filme. Personagens fictícios e reais se misturam na trama que recria a tragédia e retrata seus conflitos sociais.

5 A Noviça Rebelde (1965)

the-sound-of-music-movie

The Sound of Music, título original dessa adaptação do musical homônimo, é baseado na história real da família Von Trapp, venceu 6 Oscars, incluindo o de Melhor Filme, e conta a história de Maria (Julie Andrews), aspirante a freira em 1938 que acaba sendo enviada como governanta para a casa de campo de um oficial aposentado da Marinha e seus sete filhos, ensinando-os o amor à vida e à música.

São décadas e décadas de história do cinema com seus sucessos, diferentes estilos, histórias, efeitos especiais, atuações magistrais, continuações, franquias, e trilhas sonoras memoráveis, e esta lista mostra apenas um dos muitos e diferentes ângulos dessa gigante categoria do entretenimento que é o cinema.