Descubra a Londres decaída em Sunless Sea

Sunless Sea é um RPG de sobrevivência e exploração com elementos roguelike, lançado em fevereiro de 2015 para Windows e Mac pela Fail Better Games, após uma campanha de crowdfunding de sucesso no Kickstarter.

 

sunlessseatitle

Em sua página da loja Steam, o jogo é apresentado pela produtora ao público assim:

Perca a cabeça. Coma sua tripulação. Morra.
Pegue o leme de seu barco a vapor e veleje ao desconhecido!
Sunless Sea é um jogo de descoberta, solidão e morte frequente, ambientado no premiado universo gótico vitoriano de Fallen London.

Esse texto de apresentação já dá a ideia de que coisas fora do comum, como o canibalismo, estão presentes no jogo, além do clima de mistério, solidão e medo, e é exatamente o que você encontra em Sunless Sea

1888… A Londres da era Vitoriana, após ser tragada, fica na costa de um vasto e escuro oceano, em um mundo subterrâneo que nunca vê a luz do sol. Os habitantes do subterrâneo nomearam este mundo de Neath, seu oceano, de Unterzee, e a outrora cidade de Londres agora é por eles chamada de Fallen London (Londres Decaída).

sunlessseascreenshot4

Em Fallen London você é o capitão de um barco a vapor e deve cumprir uma das diversas ambições pessoais disponíveis no jogo, como ser um renomado explorador ou conseguir recursos suficientes para uma aposentadoria tranquila, e para isso, terá de recrutar sua tripulação, equipar sua embarcação e comprar provisões antes de explorar o oceano, evitando assim ficar na escuridão a deriva ou morrer de fome.

sunlessseascreenshot3

Você ainda vai se deparar com monstros marinhos e embarcações pirata, e deverá decidir passar por eles sem ser detectado, fugir ou partir para o ataque. Toda decisão será importante, porque a morte é irreversível em Sunless Sea. Um único erro e um sem número de horas combatendo o terror com sua tripulação pode estar perdido.

O mapa randômico de Unterzee garante que você partirá para o desconhecido toda vez que iniciar um novo jogo. A disposição das inúmeras ilhas são únicas, mantendo o clima de mistério e do desconhecido na exploração. Cada ilha possui uma história diferente e objetivos diversos, bem como habitantes, muitas vezes bizarros. Ao aportar em uma delas, seu diário de bordo se abre, mostrando, em textos e ilustrações, o que você vê por lá, além das ações disponíveis. São inúmeras páginas de história a ler e a desvendar, e cada atitude sua nesses locais pode também influenciar o restante do mapa.

sunlessseascreenshot1

O jogo tem excelente narrativa, arte gráfica e sons, que, aliados a um gameplay sólido, fazem de Sunless Sea um singular RPG e um entretenimento para muitas horas.